quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Oficina "Mais Artesanato" na Casa do IPHAN

Oficina Mais Artesanato

Oficineiro Nivaldo e seus alunos
A oficina Mais Artesanato oportuniza gratuitamente a comunidade jovem de São Cristóvão aprender um ofício através da confecção de peças de artesanato, busca tratar nas criações de objetos temas que difundam e valorizam o patrimonial cultural da região. Gerando uma opção de trabalho e renda na comunidade carente.
          Promovido pelo oficineiro e coordenador Nivaldo Barbosa, o projeto Oficina "Mais Artesanato" foi contemplado pelo I Edital para Seleção de Oficinas Culturais (2012), realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. 
 As atividades iniciaram em Junho de 2013, e acontecem nas manhãs e tardes dos dias de terça e quinta. Este projeto conta com a parceria da Madereira Dimadeira, a Associação Ação Cultural João Bebe-Água e a Casa do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em São Cristóvão.
           A Casa do IPHAN abriga em suas dependências as aulas da oficina, os alunos participam do dia-a-dia de um sobrado centenário em pleno centro histórico de São Cristóvão, tornando-se muitas vezes inspiração para esses jovens aprendizes.
           No Próximo dia 01 de Agosto, data em que a cidade comemora o reconhecimento concedido pela UNESCO do título Patrimônio Mundial para a Praça São Francisco, os alunos da oficina farão uma visita guiada pelo Centro Histórico de São Cristóvão. A visita contará com a presença de Kleckstane Lucena, Chefe da Casa do IPHAN em São Cristóvão e Lauzanne Ferreira, Téc. em Arquitetura do IPHAN além da presença do oficineiro Nivaldo Barbosa e da educadora do Projeto Mais Artesanato, Rose Barbosa.
           A publicação de um catálogo, que será feita pelo IPHAN, e uma exposição estão previstas para outubro deste ano, para que os caminhos traçados pelo projeto e seus resultados sejam divulgados entre turistas e a comunidade.
 
 
Alunos concentrados nos ensinamentos do Instrutor
 
Além de aulas práticas os alunos também recebem teoria
 
Aluno mostra habilidade no ofício
 
Aluno apresenta com orgulho os traçados do seu trabalho
 
Aluno nos ensina que aprendizado é enfrentar as barreiras com coragem
 

Nivaldo Barbosa, oficineiro e coordenador do Projeto Oficina Mais Artesanato

Fonte: http://casadoiphansaocristovao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas