sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PRAÇA SÃO FRANCISCO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

                                                                                                Acrílico sobre tela
                                        As Caceteiras na Praça São Francisco na arte de
                                        Nivaldo Oliveira.



                                                                                               Acrílico sobre tela

"A Praça São Francisco foi construída no final do século XVI e início do século XVII para ser o centro da cidade e abrigo das estruturas políticas, judiciais e religiosas. Mas ao longo de 400 anos permanece como uma rica fonte de resgate histórico e também de identidade.
O local representa um legado do período da União Ibérica por apresentar influências tanto portuguesas como espanholas, contribuindo para uma imensa riqueza histórica. O conjunto urbano com seus valores culturais e a permanência histórica como cenário de manifestações artísticas são os maiores representantes do valor universal que a Praça tem.
Do ponto de vista arquitetônico, da Praça São Francisco é possível apreciar o palácio do período colonial onde funciona o Museu Histórico; e também prédios das ordens religiosas, como o Museu de Arte Sacra e o Convento de São Francisco. Todos eles continuam praticamente com a mesma feição de quando fundados.
Palco principal das manifestações artístico-culturais, o folclore é um dos exemplos de como a área é utilizada pela população. As taieiras, caceteiras, langas e outros grupos folclóricos de São Cristóvão sentem na Praça o clima perfeito para realizar eventos e atrair a atenção da população local. No campo da literatura, personalidades históricas como Gregório de Matos e Jorge Amado já declararam amor à São Cristóvão e às belezas do centro histórico."
FONTE: Texto  http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=101739&titulo=cultura
           Pintura: Nivaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário